Alunas representam o Colégio Marquês em feira internacional no Peru

Da sala de aula para o mundo científico. Um trabalho produzido no segundo ano do Ensino Médio está representando o Colégio Cenecista Marquês de Herval na "XIX Feria Internacional de Ciencia e Tecnología" (Cientec), realizada em Lima, no Peru. A pesquisa é de autoria das alunas Bruna Moretto Kliemann, Isabella Cardoso Troglio e Laura Azevedo Nunes Müller, com orientação das professoras mestres Greici Alves Antunes e Joana Leal.

Intitulado "Reutilização da energia mecânica para a produção de eletricidade", o trabalho propõe o aproveitamento das academias ao ar livre para a produção de energia sustentável. A eletricidade gerada a partir dos aparelhos poderá ser usada na iluminação do ambiente e também no carregamento de dispositivos móveis. Nesse sentido, a professora orientadora Greici Alves Antunes destaca que, além de ser um estudo científico, o projeto ainda tem um cunho de empreendedorismo. "Alguém pode se interessar por esse projeto, se apropriar dele e aplicar dentro das cidades, dentro da comunidade", comenta.

A pesquisa das alunas vem sendo desenvolvida e aprimorada desde o ano passado, com uma proposta inicial para a Mostra do Conhecimento de 2016 do Colégio Cenecista Marquês de Herval. De lá para cá, o projeto se ampliou: ultrapassou as barreiras da sala de aula e da escola e ganhou corpo e forma de trabalho realmente científico. Os resultados finais foram apresentados na II Mostra do Conhecimento, realizada na semana passada (14/11).

Por essa relação tão estreita com o evento científico do colégio, Greici entende que a reformulação da feira de ciências teve papel importante no desenvolvimento deste trabalho. "O objetivo da mostra é que o aluno saiba organizar um projeto de pesquisa completo, desde a fundamentação teórica e revisão bibliográfica até achar alternativas, achar soluções", explica.

Merece destaque também o papel das professoras orientadoras, que perceberam o potencial do trabalho e das alunas e possibilitaram as oportunidades para que a pesquisa crescesse. "Essa é a nossa proposta da educação: é que o aluno voe alto. Que ele saia além das porteiras da escola, que ele conheça ciência muito além do que dentro da sala de aula", afirma Greici.

Agora, o resultado de todo esse trabalho cooperativo vai ser colhido lá no Peru, durante a Cientec. As meninas viajaram para o país no sábado, acompanhadas da professora Greici. O evento começou nesta segunda-feira, dia 20, e se estende até amanhã (24/11). Antes de embarcar para esta nova aventura científica, a expectativa era grande entre as estudantes. Isabella Cardoso Troglio, coautora da pesquisa, estava animada pela troca de conhecimento e de cultura. "O que marca são as experiências, a bagagem que a gente vai trazer de volta", declara.

Entre a ansiedade e a animação, o que prevalece é a sensação de orgulho. A coautora Bruna Moretto Kliemann acredita que o trabalho delas vai abrir o caminho para que outros projetos do Colégio Marquês também se desenvolvam cientificamente. "Aqui no Marquês vai ser o primeiro trabalho que realmente vai sair para fora, e eu acho que o primeiro é sempre mais difícil. Então, o nosso trabalho vai possibilitar que, ano que vem, mais trabalhos possam ir pra lá e também possam desfrutar da experiência que a gente vai ter”, acredita.

Isabella concorda com a colega e aproveita para destacar a importância do engajamento em projetos de pesquisa. "Descobrir a ciência é uma coisa muito boa, e é por isso que a gente quer possibilitar que todas as crianças e adolescentes descubram isso como a gente pôde descobrir através do método científico e de pesquisa", garante.

A coordenação, os professores, os alunos e toda a comunidade escolar do Colégio Marquês de Herval estão na torcida para que o as meninas colham ótimos resultados no Peru. Que este e todos os outros trabalhos da instituição possam crescer cada vez mais alto. No fim das contas, a professora Greici resume toda essa nova experiência: "É um orgulho a gente poder levar a nossa cidade de Osório e levar nossa escola Marquês de Herval muito bem representada por essas meninas".

20171120_164806

IMG-20171120-WA0113