Cinema Interativo incentiva o pensamento crítico entre os alunos

A arte inspira, sensibiliza e provoca reflexões. A partir deste gancho, o "Cinema Interativo" apresenta obras audiovisuais para promover debates críticos entre os alunos do Ensino Fundamental e Médio. As exibições de filmes são organizadas pela psicóloga da escola, Stellen Giacomelli, com mediação de profissionais convidados. Na semana passada, foram realizadas duas edições do projeto.

Na terça-feira (28/11), as turmas do sexto, sétimo e oitavo anos assistiram ao filme "A arte da Conquista", que aborda as angústias e mudanças características da adolescência. Com intervenção da psicóloga convidada, Juliane Dias de Oliveira, os alunos discutiram sobre as mudanças físicas e psicológicas que permeiam essa fase da vida.

O Ensino Médio participou de uma sessão na quinta-feira (30/11), com a exibição da obra "Ele está de volta". O longa retrata a volta de Adolf Hitler 70 anos depois do final da 2ª Guerra Mundial, abordando, de forma cômica, o efeito das mídias sobre a sociedade contemporânea. Esta edição do projeto teve o objetivo de promover aprendizado e reflexões sobre os aspectos sócio-históricos abordados durante o filme. Além disso, a sessão também contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico, possibilitando que o aluno entenda e posicione-se sobre momentos históricos que ainda refletem na atualidade. A atividade teve mediação do professor de história Felipe Parisoto.